terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

ROTEIRO DA LISBOA DE EÇA, NOVA EDIÇÃO NO PRELO

Já aqui confessei a minha enorme admiração pelo labor e dedicação do meu amigo Arquiteto A. Campos Matos ao grande Eça de Queiroz.
Estou mesmo certo que já fez mais pela cultura portuguesa do que muitos Ministros e Secretários de Estado da Cultura!
Uma das obras que editou com a Parceria foi o «Roteiro da Lisboa de Eça de Queiroz e seus arredores», praticamente esgotada.
Esta obra, imprescindível para todos os queirozianos e lisboetas, que nos permite saber o nome atual de antigas ruas lisboetas mencionadas nas suas obras, vai ter uma segunda edição, revista, ampliada e melhorada antes da próxima Feira do Livro.
Neste interessantíssimo livro, poderá ficar a saber que Eça viveu no nº 26 do Rossio quando chegou de Coimbra, em 1866, com o seu curso de Bacharel em Direito e aí recebeu, em 1898, uma muito merecida ovação do cortejo de 30.000 pessoas que desfilou na comemoração do centenário da chegada de Vasco da Gama à Índia e que o reconheceu na varanda de sua casa.
Como diz o Autor no prefácio, "Eça transfigurou a cidade, ao recriá-la, tal como aconteceu com a Dublin de Joyce, a Londres de Dickens e a Paris de Balzac ou Proust".
Como afirmou Ramalho Ortigão em 1903, na inauguração da famosa estátua do Largo do Barão de Quintela: "Lisboa foi desde então o seu laboratório de arte, o seu material de estudo... E pela razão de que profundamente se ama tudo o que profundamente se estuda, ele amou profundamente Lisboa, e a pouco e pouco, se tornou ele próprio enraízadamente lisboeta".




Sem comentários:

Enviar um comentário